Conheça mais sobre a Praticagem

O Serviço de Praticagem

Os Práticos são profissionais altamente qualificados que auxiliam os comandantes na condução dos grandes navios durante as entradas e saídas dos portos, incluindo a navegação de praticagem em trechos considerados sensíveis e as manobras de atracação e desatracação. É uma profissão essencial ao desenvolvimento do país.

Eles são lotados nas chamadas Zonas de Praticagem, que são áreas geográficas delimitadas por força de peculiaridades locais que dificultem a livre e segura movimentação de embarcações, exigindo a constituição e funcionamento ininterrupto de Serviço de Praticagem. No Brasil, são 22 zonas de praticagem. Cada zona de praticagem tem o número de práticos necessário para o atendimento ininterrupto dos navios.

O Serviço de Praticagem é constituído dos práticos, das lanchas que os transportam de e para os navios, e de estações de praticagem, também conhecidas por Atalaia, que são as estruturas operacionais e administrativas organizadas de formar a prover, coordenar, controlar e apoiar o atendimento dos Práticos às embarcações em uma Zona de Praticagem (ZP).

Como se tornar um prático

No Brasil, qualquer pessoa com curso de nível superior pode se tornar um Prático de navios, mesmo aqueles que não possuem experiência ou formação na área marítima. A Marinha do Brasil é o órgão responsável por conduzir os processos de seleção para preenchimento de vagas nas diversas zonas de praticagem

Para concorrer ao processo seletivo, o candidato dever ser ou profissional aquaviário ou amador. Assim, aqueles que não têm formação marítima deverão se habilitar como amador junto aos órgãos da Marinha do Brasil que tratam desse assunto, notadamente, as Capitanias dos Portos, antes do período de inscrição. O interessado em se tornar prático deve ter a habilitação de mestre amador, pelo menos.

O processo de seleção é constituído das seguintes etapas: uma prova escrita, uma prova prática-oral, exame médico e prova de títulos.

As Normas da Autoridade Marítima para o Serviço de Praticagem (NORMAM 12) detalham todo o processo de seleção. Informações específicas para cada processo são divulgadas por meio de Edital, publicado pela Diretoria de Portos e Costas.